domingo, 15 de março de 2009

O que a Bíblia diz sobre o ETNOCENTRISMO?

Antes de discutir acerca da posição bíblica a respeito do etnocentrismo, precisamos primeiro saber o que significa tal expressão.
radical "ETNO" = CULTURA / sufixo "CENTRISMO" = CENTRO
Portanto, etnocentrismo significa pensar a cultura do outro partindo da sua própria cultura, tendo-a como parâmetro para classificar, perceber a cultura do outro. É isso que afirma Everaldo Guimarães, autor do livro O que é etnocentrismo? :
Etnocentrismo é uma visão do mundo onde o nosso
próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos
os outros são pensados e sentidos através dos nossos
valores, nossos modelos, nossas definições do que é a
existência. (GUIMARÃES, Everaldo. 1988. P.5)
Quando imbuídos pelo espírito etnocêntrico, e quando nos deparamos com questões que se divergem da nossa cultura, acabamos por ter um comportamento preconceituoso, nos fechamos ao entendimento e compreensão das atitudes geradas pela cultura do próximo e deixamos de lado os motivos pelos quais os levam a agir de determinadas maneiras.
Mas então, o que diz a Bíblia a respeito disto? Ela é contra ou a favor desse conceito antropológico? A Bíblia é etnocêntrica?
Para responder a estas perguntas tomo como exemplo o comportamento dos Judeus descritos na Bíblia no Novo Testamento (NT). Para eles apenas os judeus herdariam o Reino dos Céus, aqueles, de diferentes religiões, de culturas distintas, os chamados não-judeus, não poderiam ser salvos. Entretanto, o próprio Cristo discordava dessa "verdade" judaica. No livro do NT, Lucas, capítulo 18 versículos 10 -14, Jesus conta uma parábola justamente para os que se auto declaravam bons e por isso desprezavam os outros. A parábola conta que dois homens, um fariseu (judeu) e um publicano cobrador de impostos, estavam orando no templo, o primeiro orando em voz alta e de pé agradecendo a Deus por não ser "avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço também porque não sou como esse cobrador de impostos (o publicano)". Já o segundo homem, o publicano (versículo 13), "ficou de longe e nem levantava seu rosto para o céu. Batia no peito e dizia: "Ó Deus, tem pena de mim pois sou pecador"".
Depois de ler esse versículos, para você qual dos dois homens teve uma atitude preconceituosa? Quais os motivos levaram o judeu a agradecer por não ser como o publicano? Tudo é uma questão de interpretação, e para mim a judeu foi o preconceituoso, ele teve uma atitude etnocêntrica por se considerar superior ao publicano, homem cuja cultura era diferente da sua. E Jesus? Qual sua posição diante das atitudes etnocêntricas? Vejamos o que Ele afirma no versículo 14: "Eu afirmo a vocês que foi este homem (o publicano), e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido."
Jesus se comunicava com o povo e seus discípulos por meio de parábolas, e esta, citada acima, partindo também de todo o contexto em que fora contada, demonstra o pensamento de Jesus sobre ser preconceituoso, etnocêntrico. E não só essa passagem nos mostra isso, mas a história do Cego de Jerusalém, do Cego Bartimeu, da mulher Samaritana, de Zaqueu, enfim, muitas outras histórias relatadas, e vale ressaltar, de forma descritiva pela Bíblia.
Jesus foi um exemplo de Relativista! Ele sim compreendia as diferenças entre as pessoas, as culturas, e por isso, no NT, depois dos quatro evangélios, os discípulos e apóstolos enviavam cartas independente das culturas, mas com o intuito de propagar a mensagem de Cristo para o maior número de povos.
Leia Lucas 18:10-14.

5 comentários:

  1. O relativismo é essencial na vida de qualquer pessoa. Parabéns pelo texto e sucesso no blog!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O relativismo é essencial na vida de qualquer pessoa? Como assim? Desculpe a minha ignorância.
      Não compreendi.

      Excluir
  2. Prima,percebo que temos uma futura e ótima profissional de Jornalismo.Ótimo texto com belas palavras.Que Deus continue te abençoando e guiando teus passos.Beijos

    ResponderExcluir
  3. Loi... Que bom é ver vc por aqui, neste mundo virtual!
    Bom texto... E belíssima idéia
    , a de expor o etnocentrismo a parti r da visão bíblica e utilizando a figura mais forte que a humanidade já viu: Jesus Cristo.
    Sou feliz por que também acredito que são os caminhos dele que modificam a vida, que trnsfora, que orienta.

    PAZ E BEM.

    Bjokas. Raiara Az

    ResponderExcluir
  4. Olá amigos, na verdade o relativismo é um perigo, assim sendo, não é correto dizer que Jesus era relativista.
    Na verdade o texto bíblico citado não trata sobre relativismo mas sim sobre humildade, fala da falta de humildade, de compaixão e de amor ao próximo.

    Veja:
    O relativismo causa o indiferentismo nas pessoas, negando que haja uma verdade a ser descoberta.

    ResponderExcluir